terça-feira, outubro 24

Aquisição do Controle Miccional em crianças de 0 a 6 anos

Agora que o Guto está andando e a cada dia mais firme ele fica, estabeleci que o próximo passo é a retirada das fraldas aproveitando a chegada do próximo verão, mas qual será o melhor momento para ele?
Na dúvida fiz uma pesquisa e olhem que interessante a pesquisa que encontrei...
Muito bom!!!

Aquisição do Controle Miccional em Crianças de 0 a 6 Anos de uma Creche de Porto Alegre · A partir do projeto de extensão inicial, desenvolvido na creche Francesca Zaccaro Faraco da UFRGS, e tendo como base a interação com os pais e os profissionais da creche e os conteúdos teóricos, foi feito um projeto de pesquisa, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2000 e janeiro de 2001 nessa creche.
· O objetivo da pesquisa é caracterizar o processo de aquisição do controle miccional de crianças de 0 a 6 anos de idade.
· Bolsas de iniciação científica da PROPESQ-UFRGS e de extensão da PROREXT-UFRGS foram alocadas aos acadêmicos participantes.
· Desta forma, os objetivos da universidade de extensão, de pesquisa e de assistência estão integrados nesse projeto.
RESUMO DA PESQUISA
INTRODUÇÃO: Atuar de maneira correta durante o processo de retirada de fraldas é de fundamental importância para a saúde da criança. A retirada precoce das fraldas, associada a repreensões e/ou castigos, pode levar ao aparecimento de uma doença chamada síndrome de disfunção das eliminações, que se manifesta por infecções urinárias de repetição, incontinência urinária (perdas de pequenas quantidades de urina na roupa durante o dia) e constipação (“prisão de ventre”) e podem causar até mesmo insuficiência renal crônica em adolescentes e em adultos jovens. O tratamento dessa síndrome é difícil. Por isso, há necessidade de prevenir o seu aparecimento através de uma retirada correta de fraldas.
RESULTADOS:
Foram respondidos pelos pais um total de127 questionários. Destas crianças, 88 tinham controle diurno de urina, e os pais de 78 souberam informar as idades de início do aprendizado e do fim do processo de retirada de fraldas.
Os dados desta pesquisa mostraram:
· Idade de aquisição do controle diurno de urina:
o Média: 2 anos e 7 meses
o Limite superior da normalidade: 4 anos e 1 mês
· Intervalo de tempo entre início do processo e aquisição do controle:
o Média: 4,5 meses, tanto para meninos como para meninas
o Duração do processo de retirada das fraldas em relação à idade de início

· Observa-se que as crianças que iniciaram o processo de retirada de fraldas mais tarde levaram menos tempo para adquirir o controle da micção
· Habilidades como falar, caminhar, sentar e tirar as roupas devem ser adquiridas pela criança antes de se iniciar o aprendizado
· Verificou-se que:
o crianças que já tinham 4 dessas habilidades, quando foi iniciado o processo de retirada das fraldas, aprenderam a controlar a urina em 2 meses;
o crianças que tinham 3 ou menos dessas habilidades, levaram 6 meses
· "Acidentes" durante processo de retirada de fraldas:
o 47% das crianças apresentaram “acidentes” de perda de urina após terem adquirido o controle;
o esses "acidentes" duraram no máximo 3 meses
· Idade de aquisição do controle noturno de urina
o média: 2 anos e 10 meses
o limite superior: 4 anos e 4 meses
· Intervalo entre a aquisição do controle da urina durante o dia e a noite
o média: 2 meses
· Incontinência urinária diurna
o Crianças maiores de 4 anos e 1 mês que não controlam a urina durante o dia precisam ser avaliadas.
o Ocorrência de incontinência urinária diurna na creche: 4,5%
CONCLUSÃO
· Fica evidente nos resultados dessa pesquisa a importância de se respeitar o desenvolvimento de cada criança - quando a criança está "pronta" para iniciar o processo, a retirada de fraldas é mais rápida e portanto menos sujeita a erros.
· Discutir dificuldades do processo de retirada das fraldas com os profissionais da creche e fazer do processo de retirada uma parceria entre pais e profissionais da creche evitam o desenvolvimento de síndrome de disfunção das eliminações e suas conseqüências. Além disso, ressaltamos a importância dos profissionais da creche na instrução e orientação dos pais, uma vez que poucas vezes isso é feito pelo pediatra.

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